sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Serviço Social como Facilitador do Processo de Humanização Hospitalar

O Serviço Social situa-se no âmbito das relações sociais voltadas para os pacientes, seus familiares e colaboradores da instituição, numa visão sócio-educativa, de cunho humanizador, de efetivação dos direitos sociais, da cidadania, da busca de solução ou minimização dos problemas sociais apresentados.
 A Humanização Hospitalar é um movimento que diz respeito principalmente  à     qualidade dos atendimentos e relacionamentos dentro do hospital, questões que estão fortemente ligadas ao exercício profissional do assistente social.
            O projeto de humanização deve se concretizar nas ações profissionais cotidianas. É preciso responder com ambientes, ações e gestos humanizados, em respeito aos próprios direitos humanos e em resposta às novas exigências sociais. As pessoas necessitam ser acolhidas, ouvidas, ter espaço para suas expressões e suas dúvidas.
            Atitudes simples que demonstram atenção, cuidado e respeito aumentam a confiança das pessoas na instituição e nos profissionais e vem sendo cada vez mais valorizadas pelas equipes de saúde.
            A garantia da satisfação e do bem-estar de todos os integrantes envolvidos no processo de atendimento hospitalar é pauta para o surgimento de uma estrutura humanizada. Por isso,  situa-se também no âmbito da hotelaria hospitalar, pois compartilha os mesmos princípios da humanização e da hospitalidade.


 

Um comentário:

  1. ESSA PESQUISA FOI MUITO MUITO IMPORTANTE PARA MINHA FORMAÇAO PROFICIONAL

    ResponderExcluir