quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hotelaria Hospitalar meu ponto de vista


domingo, 4 de dezembro de 2011

Hotelaria Hospitalar - Oscar de Atores Coadjuvantes



Neste ano participei de uma palestra ministrada por Marcelo Boeger, onde citou que os “profissionais da Hotelaria deveriam ganhar Oscar de ator coadjuvante todo o ano, por sua atuação.”

Trouxe esta reflexão à memória e compartilho com meus amigos da área de saúde ; chego à conclusão claramente o quanto esta abordagem dita por Boeger é verdadeira.

 Somos nós que cuidamos de toda estrutura, processo de entrada e saída, limpeza, segurança, alimentação, enxoval etc. Fazemos tudo por detrás das cortinas:

-  Entregamos a comida na temperatura adequada e até mesmo ousamos em transformar a dieta, implantando em gastronomia hospitalar, onde a arte da gastronomia entra no hospital respeitando todas as regras,acrescentando o requinte, paladar e apresentação do prato.
-  Buscamos inovar o serviço de quarto proporcionando maior conforto aos nossos pacientes e acompanhantes, já que a diária deles a grande maioria das vezes não é por vontade própria.
- Conseguimos desmistificar o trauma dos nossos pais  e tantos outros, quanto à marca registrada dos hospitais : “o cheiro de hospital”; hoje usamos  produtos de higiene que garantem a eficácia da ação da higienização agregado com um bom odor, transmitindo aos nossos clientes sensações agradáveis.
 Preocupamos com a cor da parede, tipo de cama, tecido do lençol, aspereza da toalha de banho e toda ambientação para promover bem estar e conforto.
 Buscamos sem cessar por um atendimento humanizado, olhar diferenciado, atendimento personalizado e nunca pode faltar sorriso hospitaleiro.
  Ficamos 24 horas ligados para que tudo ocorra bem.

Nas artes cênicas, um ator ou atriz coadjuvante é uma categoria de ator em uma peça teatral, filme ou qualquer outra manifestação de artes cênicas que coadjuva, dá suporte, contracena com os atores responsáveis por desenvolver a trama principal da obra e, com sua interferência, auxiliam os mesmos a transmitir suas mensagens e idéias; ator (atriz) que interpreta papel secundário.

Nós profissionais da hotelaria hospitalar, fazemos este papel tão importante apoiamos a assistência e cuidamos de tudo que ninguém vê, mas se um dia falhar fará uma falta tremenda e impactará em vários processos.

Isso nos faz pensar o quanto é importante o nosso papel como gestores e de todos profissionais atuantes na operação e  funcionamento de uma grande máquina movida por pessoas para pessoas: O Hospital.

Não espere receber o Oscar de papel principal ou que os holofotes estarão voltados para sua área, mas saiba o quanto o seu  papel é fundamental e sem ele o filme não acontece.

O nosso óscar recebemos diariamente!!

Pense nisso! Continue firme em busca da implantação efetiva da Hotelaria Hospitalar.

 Mylaidy Spíndola Santiago -  Gerente de Hotelaria Hospitalar