quinta-feira, 20 de junho de 2013

Gastronomia Hospitalar: Uma Oportunidade de Diferenciação.

Gastronomia Hospitalar: Uma Oportunidade de Diferenciação.

 
Conforto, segurança e bem-estar são os pilares da Hotelaria Hospitalar, conceitos muito subjetivos que dependem da percepção e sensação que os clientes podem experimentar no momento de sua estadia ou em algum contato nas instituições de saúde.
Dentro de esse ambiente hospitalar, vários fatores podem influenciar na percepção que venha julgar o grau de satisfação dos clientes (pacientes e acompanhantes).
A alimentação é um desses fatores e como serviço oferecido nas instituições de saúde, possui um grande desafio para satisfazer os requerimentos nutricionais, saciar a fome e agradar o paladar do cliente, num momento em que nem sempre o paladar está apurado ou a pessoa está com o desejo de se alimentar. Outro fator relevante é a condição clínica do paciente que pode interferir diretamente em sua apreciação.
A gastronomia aliada à nutrição passou a ser um serviço diferenciado dentro dos serviços de saúde para os clientes, com o desafio de atender as expectativas do cliente sem perder as exigências da assistência nutricional.
Ao implantar o serviço de gastronomia hospitalar, os profissionais de nutrição têm como objetivo mudar o conceito de que comida de hospital é ruim e sem sabor. Consideramos um grande desafio porque não é fácil desmistificar uma cultura de tantos anos, que foi passando por gerações. Mas ao mesmo tempo, se apresenta como uma oportunidade de oferecer um serviço de qualidade seguindo os critérios nutricionais e de diferenciação no mercado.
Oferecer o serviço de gastronomia hospitalar, não está associado a comidas sofisticadas, mas sim a um preparo com cuidados de acordo com a dieta do paciente, fazendo-o sentir-se importante e bem cuidado.
Gestões atuais visam aprimorar serviços, considerando o paciente como cliente, a quem se deve satisfazer.
Por tanto, ações como inovação das dietas, elaboração de pratos mais atrativos, personalização do cardápio de acordo com perfil do paciente, projetos para melhorar a ingestão alimentar, trazer para as dietas produtos mais saudáveis, quebra da monotonia, foco na melhoria das dietas restritas e variedade de cardápio oferecido para pacientes e acompanhantes, cortesia no atendimento (copeiras), apresentação da bandeja e utensílios adequados, contribuem para o aumento da satisfação dos clientes. Proporcionando assim um grande diferencial no atendimento.

Mylaidy Spíndola

Administradora de Empresas, Coordenadora do Grupo Mineiro de Hotelaria Hospitalar. Coordenadora de hotelaria Hospitalar do Hospital Socor Belo Horizonte MG. Atuação pela integração dos processos relacionados, implantação e disseminação do conceito de Hospitalidade.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hotelaria hospitalar - qualidade nos serviços, satisfação garantida



Deve haver integração entre os diversos serviços oferecidos no hospital, de forma que o cliente tenha continuidade no nível de atendimento recebido em cada setor

Fonte: artigo extraído do site instituição: www.cpt.com.br.CPT – Centro de Produções Técnicas 



Uma boa hotelaria hospitalar deve oferecer aos pacientes condições de bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, agregando todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde. Mesmo porque, ao ser hospitalizado, o indivíduo afasta-se do trabalho, da família e dos amigos. Além de estar em um ambiente considerado estranho e distante das rotinas, suas carências necessitam ser supridas com as similaridades do dia a dia. Caso contrário, o tratamento pode ser demorado e doloroso.
“A recuperação e/ou restauração da saúde acontece, inicialmente, sob a ótica da humanização, representada pela forma de tratamento da equipe, comunicação, instalações físicas e, principalmente, pela hospitalidade oferecida”, afirma a professora Teresinha Covas Lisboa, do curso Hotelaria Hospitalar, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Acesso

De acordo com as normas para projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde – ANVISA (Resolução RDC 50/2002), os acessos externos às instituições estão relacionados, diretamente, com a circulação de usuários e de materiais. O acesso aos hospitais, pela via pública, deve possibilitar uma sinalização perfeita, no que diz respeito ao trânsito, com placas indicativas, fluxo direto, entre outros. No tocante ao acesso interno, é importante restringir o número desses acessos ao interior dos hospitais, evitando-se o cruzamento desnecessário de pessoas e serviços diferenciados. Além disso, as áreas de acesso precisam ser claras, desimpedidas e ventiladas.

Estacionamento

local escolhido para o estacionamento deve quantificar vagas para viaturas de serviços e de passageiros. Ainda, conforme a Resolução RDC 50/2002/ANVISA, é necessário que, para estacionamentos com até 100 vagas, duas sejam reservadas para deficientes físicos. A existência de heliportos obedecem às normas do Ministério da Aeronáutica/Departamento de Aviação Civil.

Recepção

Quando o objetivo é humanizar o atendimento, a recepção assume um importante papel entre os serviços necessários ao funcionamento do hospital. É o primeiro contato que o paciente estabelece e, por isso, tem grande peso na avaliação que ele fará ou em suas expectativas em relação aos outros serviços. O funcionário da recepção deve ser muito bem preparado e demonstrar cordialidade, respeito, educação e simpatia para com os clientes, os colegas e seus supervisores. Ele deve ser capaz de dar informações seguras e sempre verdadeiras e mostrar-se eficiente na solução de problemas.

Outra função importante é a de encaminhar os pacientes para a unidade de internação, clínicas, exames. Aos visitantes, a recepção tem a responsabilidade de direcioná-los ao local de visitas ou fornecer as informações solicitadas. A presença do capitão-porteiro é de grande importância, pois é o primeiro funcionário que o paciente e/ou visitante entra em contato, ao chegar ao hospital. Trata-se da acolhida com humanização e educação, tratamento indispensável àquela pessoa que precisa de boa receptividade.

Em seguida, o mensageiro encaminha as pessoas à recepção, carregando as malas até o seu destino. O recepcionista deve colocar-se de forma receptiva, apresentar-se com boa aparência, ser cortês, discreto e ágil nas respostas. A recepção está inter-relacionada com outros setores do hospital.
Sinalização

sinalização interna do hospital objetiva atender às necessidades dos pacientes e de seus acompanhantes, quanto à localização dos serviços externos e internos, e denomina-se “comunicação silenciosa”. Um hospital bem sinalizado evita trânsito desnecessário e acúmulo de pessoas em unidades que necessitam de silêncio. Alguns hospitais utilizam serviços terceirizados.


Deve haver integração entre os diversos serviços oferecidos no hospital, de forma que o paciente tenha continuidade no nível de atendimento recebido em cada setor 
Integração entre os serviços

Deve haver integração entre os diversos serviços oferecidos no hospital, de forma que o cliente tenha continuidade no nível de atendimento recebido em cada setor. O processo começa desde que o cliente chega ao hospital e é recebido pelo capitão- porteiro, depois, o paciente se dirige à recepção e dali é encaminhado para o centro cirúrgico, e assim por diante.

Se a maioria desses serviços é de qualidade, e apenas um é ruim, já será o suficiente para que o cliente forme uma péssima imagem da empresa. Todos os serviços têm de seguir, no mesmo compasso, havendo cooperação entre os setores, considerando que um setor é prestador de serviços dos outros. Somente assim a somatória dos serviços será boa.

Alimentação

cozinha do hospital visa atender ao cliente interno (funcionários) e ao cliente externo (pacientes e acompanhantes). São dois serviços com características diferentes. Os funcionários serão atendidos com refeições feitas em escala, enquanto o paciente, muitas vezes, deve seguir uma dieta com restrições, prescrita pelo médico. Dentro da ideologia da hotelaria hospitalar, a cozinha deve oferecer alimentação de qualidade para os dois tipos de clientes, o que trará alto nível de satisfação, contribuindo muito para a avaliação positiva da empresa.

No serviço de hotelaria hospitalar, o diferencial é a qualidade da alimentação oferecida. A composição básica da equipe de alimentação inclui nutricionistas, chefe de cozinha, cozinheiros, copeiras, auxiliares de cozinha e auxiliares de serviços gerais. O trabalho das nutricionistas e do chefe de cozinha é que permitirá elevar a qualidade das refeições e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Além disso, as nutricionistas são responsáveis pelas orientações dietéticas que o paciente recebe no momento da sua alta.

Resíduos

Resíduos sólidos são aqueles que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. A Resolução nº 5 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA determina que toda instituição deve realizar um plano de gerenciamento de resíduos, estabelecendo ações quanto à geração, à segregação, ao acondicionamento, à coleta, ao armazenamento, ao transporte, ao tratamento e à disposição final de resíduos, que ficam sob a responsabilidade da instituição, do gerente do programa, do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar e do Estado.

O sistema de tratamento de resíduos sólidos é um conjunto de unidades, processos e procedimentos que visam alterar as características físicas, químicas ou biológicas dos resíduos e conduzem a minimizar os riscos e a qualidade do meio ambiente. Já o sistema de disposição final de resíduos sólidos, é um conjunto de unidades, processos e procedimentos que visam ao lançamento de resíduos no solo, oferecendo a garantia de proteção à saúde pública e a qualidade do meio ambiente.



Por Andréa Oliveira



Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-hotelaria/artigos/hotelaria-hospitalar-qualidade-nos-servicos-satisfacao-garantida#ixzz2VOJlTqBi

segunda-feira, 3 de junho de 2013

CURSO DESENVOLVIMENTO DE LIDERES

 
CURSO DESENVOLVIMENTO DE LIDERES

PÚBLICO ALVO: Gestores e demais profissionais, que busquem conhecer os aspectos fundamentais que permeiam processo de LIDERANÇA no âmbito das organizações e a sua importância ao alcance de  resultados institucionais.

OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação de lideres, levando-os a alcançar, com sua equipe, os objetivos da organização com eficácia e qualidade. 

DIFERENCIAIS DO CURSO:

§     Curso elaborado, visando capacitar o aluno na melhoria de seu perfil de liderança.
§     Carga horária e estrutura curricular definidas com o objetivo de facilitar o aprendizado e a construção do conhecimento com base em “cases”. 
§     Equipe docente com experiência e atuação no mercado, facilitando a aplicabilidade dos temas no cotidiano organizacional.
§     Fortalecimento da rede de contatos junto à equipe docente e alunos.
§     Para o aluno que tiver no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência no curso, terá direito a  um atendimento individual, (previamente agendado) para realização e devolutiva  do teste de Inventário de Autoconhecimento. 

DISCIPLINAS:

·     A ORGANIZAÇÃO E A IMPORTANCIA DA VISÃO ESTRATÉGICA PARA OS LIDERES;
·      LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS;
·     FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUPES DE ALTA PERFOMANCE;
·    COMUNICACAO E FEEDBACK;
·      GESTAO DE CONFLITOS.

CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula
PERÍODO:   08/07/2013 a 12/07/2013
HORÁRIO: 19h00min às 22h30min.

INVESTIMENTO: R$ 750,00 (setecentos  e cinqüenta reais).

OPÇÕES DE PAGAMENTO:
A vista, com 10 %(dez por cento) de desconto;
Dividido em duas parcelas: entrada e 30 dias;
ACEITAMOS CARTÕES DE CRÉDITOhttp://www.cicloceap.com.br/portal/img/portal/marcas.png
Desconto de 15%(quinze) para  associados: CRA/MG – SAE/MG, SENGE/MG E INSTITUTO ELO

NOSSOS DIFERENCIAIS:
·                     Incluso no valor: Material didático;
·                     Turmas reduzidas com no máximo até 15 (quinze) alunos, visando melhor aprendizado;
·                     Preços diferenciados para grupos e empresas;
·                     Realização do curso em local de fácil acesso e no Centro de Belo Horizonte/MG;
·                     Fornecimento de material didático;
·                     Fornecimento de Certificado;
·                     Professores com vasta experiência no mercado; 
·                     O certificado será enviado on line para o aluno que tenha freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso; 

IMPORTANTE:
§     Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização.
§     A lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração
variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. 
§     Nosso CNPJ é registrado e autorizado a oferecer cursos nesta modalidade.    
§     Na hipótese de inscrições em número insuficiente o valor do investimento será devolvido, integralmente,  em até 10 (dez) dias úteis por meio de depósito em conta corrente.

§     PREÇOS ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS REALIZADAS EM GRUPO OU EMPRESAS.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Avenida Afonso Pena, 981/ 6° andar- Sindicato dos Administradores de BH - Centro | BH/MG.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Telefones: (31) 3272 8978 - 9921 8978