quarta-feira, 24 de julho de 2013

Entrevista sobre Hotelaria Hospitalar com foco no evento de Salvador.

IV JORNADA BAIANA DE HOTELARIA HOSPITALAR  - Dia 30/08/2013 


Entrevista com Marcelo Boeger, Presidente da Sociedade Latino-americana de Hotelaria Hospitalar


Área de Hotelaria Hospitalar tem forte desenvolvimento no Nordeste
Com o foco em adaptar conceitos e serviços presentes na hotelaria clássica para as instituições hospitalares, a área de Hotelaria Hospitalar vem crescendo no país, principalmente na região Nordeste. Segundo o Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hotelaria Hospitalar, Marcelo Boeger, o desenvolvimento existe, mas ainda é fraco nas cidades do interior. “Vejo uma evolução enorme no Nordeste como um todo, porém muito mais nas capitais, quando se comparado às inúmeras importantes cidades, localizadas no interior do Estado”, afirma Marcelo. Uma das garantias desse desenvolvimento da Hotelaria Hospitalar é a realização do II Congresso Latino Americano de Hotelaria Hospitalar, que acontecerá no mês de novembro do ano que vem em Lima, no Peru. 

ENTREVISTA 

Fórum NE – Na 2ª edição do Fórum Nordeste de Gestão em Saúde será realizado a IV Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar, com temas interessantes e participação de grandes profissionais da área. Comente sobre a importância desse evento e a seleção dos palestrantes. 

Marcelo Boeger - Atualmente as discussões sobre hotelaria hospitalar transcendem aos profissionais apenas de hotelaria. Interessam aos gestores administrativos, de assistências e todos os stakeholders existentes no mercado. O departamento de hotelaria representa nos hospitais brasileiros, a segunda maior Folha de Pagamento do hospital (depois da enfermagem) e em seu modelo clássico reúnem todos os serviços não assistenciais prestados diretamente ao cliente.

Neste evento, serão abordados temas de grande relevância para o mercado de Saúde como um todo, onde sua operacionalização é normalmente movimentada pela área de hotelaria. Novamente, Salvador acolherá grandes nomes desta área, a exemplo do último ano, onde tivemos participações muito valiosas.
FN – Com base no tema central do II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde, “Competitividade e Sustentabilidade do Setor de Saúde do Nordeste”, a IV Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar traz em sua programação uma palestra sobre ações de sustentabilidade. Atualmente, qual a relação entre a área de Hotelaria Hospitalar e a sustentabilidade? Cite algumas novidades nesse sentido. 

MB - Somos campeões de desperdícios. Para nos tornarmos sustentáveis devemos nos tornar mais eficientes, principalmente nas questões hídricas e elétricas, em que a hotelaria pode tomar decisões simples que reduzem milhares de reais gastos de forma desnecessária. Quando sujamos menos, gastamos menos com a higiene e quando criamos uma cultura nesse sentido, sobram recursos para focar naquilo que realmente importa: o cuidado ao paciente. Receberemos em uma das palestras, o Sr. Wagner Carvalho, que vem ensinando inúmeros hospitais a considerar tomar decisões em situações do cotidiano que afetam centenas de clientes diariamente. Também será discutida a gestão dos resíduos sólidos, que também merece nossa atenção e esforços.
FN – Um ponto, que também merece destaque na programação é o Lançamento da Pós-Graduação em Hotelaria Hospitalar, feita pela Atualiza. Fale um pouco sobre essa parceria. 

MB - Todo movimento no sentido de qualificar pessoas nessa área é relevante. A capacitação de gestores é uma forma mais rápida de conseguirmos mudanças neste sentido. Tenho dado aula há mais de 15 anos sobre hotelaria hospitalar e percebo que a hotelaria vive hoje seu melhor momento, pois se livrou do pré-conceito existente de “perfumaria” apenas para hospitais de alto luxo, para agregar conceitos de facilities services e da hotelaria convencional, tornando o aluno-gestor um profissional mais bem qualificado para a tomada de decisões em qualquer Instituição de Saúde que esteja à frente, discutindo menos o micro gerenciamento da operação para fazer finalmente parte da estratégia.
FN – Com grande foco na qualidade das instalações e prestações de serviço, a hotelaria hospitalar tem função de destaque na gestão e funcionamento dos hospitais. Quais as últimas tendências no que se refere à Hotelaria Hospitalar? 

MB - Acredito que é a questão do Gerenciamento de Leitos. As áreas de higiene hospitalar, manutenção predial, internação e processamento de roupas participam diretamente da capacidade técnica de estabelecer tempos de intervalo de substituição de leitos mais razoáveis, oferecendo serviços mais adequados ao cliente e garantindo uma melhor margem de contribuição ao processo sincronizando estes serviços com os assistenciais e cirúrgicos.
FN – Destacando a região Nordeste, como está o mercado de Hotelaria Hospitalar hoje nesse perímetro? E aqui, no Estado da Bahia? 

MB - As áreas de apoio dos hospitais, por muito tempo, estiveram estagnadas e o cuidado com o cliente era uma preocupação focada apenas na assistência direta ao paciente. Esta estagnação também se estendia aos aspectos físicos e arquitetônicos. A infraestrutura que deveria permitir maior eficiência nos serviços estava refém de um modelo de hospital, no Brasil, planejado e desenvolvido na metade do século XX, obviamente para a lógica de serviços e segurança do paciente oferecido na época. Atualmente clientes exigem serviços profissionais e enquanto internados desejam uma melhor relação de valor com seu plano de saúde, podendo optar por níveis de serviços, conforme já o faz quando não está doente (tanto no SUS como em um modelo que foque o Luxo).

A Bahia foi o primeiro Estado do país, depois de São Paulo, a criar uma Sociedade de Hotelaria Hospitalar. Vejo as pessoas que compõe sua diretoria se atualizando todo o tempo e as encontro regularmente participando de inúmeros simpósios e congressos sobre o tema em esfera nacional e internacional.

Ao mesmo tempo em que temos excelentes gestores na área, ainda percebe-se um gasto de energia enorme no convencimento a gestores mais céticos, alguns a frente de suas Instituições de Saúde, e que preferem optar por uma hotelaria que se preocupa muito mais com suas evidências físicas “superficiais” do que com seus processos de atendimento que respingam diretamente no cliente como o tempo de espera, a morosidade nos serviços, problemas como o do absenteísmo e na qualificação de sua mão de obra. Vejo uma evolução enorme no nordeste como um todo, porém muito mais nas capitais, quando se comparado às inúmeras importantes cidades, localizadas no interior do Estado.
MINICURRÍCULO 

Marcelo Boeger é administrador de Empresas, Presidente da Sociedade Latino-americana de Hotelaria Hospitalar, coordenador e professor do curso de especialização em hotelaria hospitalar do IIEPAE – Hospital Albert Einstein, além de Sócio e Consultor da Empresa Hospitallidade Consultoria. É ainda autor de diversos livros, entre eles: Liderança em 5 Atos, Editora Yendis, 2012 (co-autor), Manual de Especialização em Hotelaria Hospitalar do Hospital Albert Einstein, Ed.Manole,2011 (organizador), Hotelaria Hospitalar, Gestão em Hospitalidade e Humanização - 2ª. edição - ed. Senac, 2012 (autor). 

IV JORNADA BAIANA DE HOTELARIA HOSPITALAR




PROGRAMAÇÃO DA IV JORNADA BAIANA DE HOTELARIA HOSPITALAR 

Dia 30/08/2013 

09h – Abertura 

09h15 às 10h30 – Tema: Construindo Equipes de Alta Performace na Hotelaria 

Palestrante: Marcelo Boeger – Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar. 

Moderadora: Camila Garcia - Hospital da Bahia 

10h30 às 10h45 – Intervalo. 

10h45 às 12h30 – Educação Continuada na Hotelaria Hospitalar 

Palestrante: Maria Helena Peraccini – Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar 

Convidados: 

• Flávia Fávero – Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar/RJ e Supervisora de Hotelaria Unimed Petrópolis 
• Giovana Araújo – Enfermeira, pós-graduada em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Saúde Pública de USP. 
• Vitória Simões – Enfermeira do Hospital São Rafael 
• Moderadora: Milena Silva - Hospital Santa Izabel/BA 

11h30 às 14h – Intervalo / Almoço Livre 

14h às 15h30 - Ações de Sustentabilidade 

Palestra: Gestão de Energia e Recursos Hidricos - Estudo de Caso de Redução em Hospitais 

Palestrante: Wagner Carvalho - W. Energy SP 

Palestra: Gestão de Resíduos Hospitalares

Palestrante: Mauricio Almendro - Dalkia SP 

Palestra: a definir

Case: Milena Silva - Hospital Santa Izabel/BA

Moderadora: Mª Luiza Roriz - Hospital Espanhol/BA

15h30 às 16h – Lançamento da Pós-Graduação em Hotelaria Hospitalar - Atualiza 

16h às 17h – A arte de cuidar do cliente de Saúde.

Palestrante: Sérgio Almeida (a confirmar) 

Moderadora: Virgínia Di Tullio – Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar/BA 

17h – Tendências da Moda em Hotelaria Hospitalar (a confirmar) 

Moderadora: Angela Sucssel - Rizzieri





segunda-feira, 8 de julho de 2013

PLANOS DE SAÚDE INVESTEM EM TI PARA MELHORAR ATENDIMENTO


Atualmente, 48 milhões de brasileiros possuem planos de saúde. Mas, de acordo com o ranking anual do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o setor de saúde foi líder em registro de queixas em 2012 e essas companhias ocupam as primeiras posições do relatório de atendimento há 12 anos.Entre as principais reclamações está o descumprimento da Resolução Normativa 259 da ANS, que estabelece previsão de prazos máximos para a realização de procedimentos médicos. Por isso, o governo federal lançou uma campanha para que os pacientes denunciem as operadoras que não proporcionarem marcação de exames em até 3 dias, consultas em 7 e cirurgias em 21 dias. Para solucionar o problema, operadoras de plano de saúde estão investindo, entre outros, em tecnologia da informação. A Unimed-BH, por exemplo, adotou um software de agendamento on-line, desenvolvido pela empresa mineira Suporte Informática. Desde 2010, quando o programa foi implantado, a avaliação dos clientes dessa operadora, sobre o atendimento da empresa, mudou. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 92% deles aprovam o sistema e o recomendam. “Só no primeiro ano de utilização, tivemos mais de 165 mil clientes cadastrados no programa e mais de 360 mil consultas marcadas pela internet. Neste ano, bateremos a marca de mais de 1 milhão de agendamentos pela internet. O sistema gerou também uma economia de cerca de R$1milhão em call center”, comemora o diretor da Unimed-BH, Luiz Otávio Fernandes de Andrade. Esses resultados fizeram com que outras 69 cooperativas médicas em todo país também implantassem o atendimento on-line.   
       De acordo com Reginaldo Perón, diretor da Suporte Informática, o site – que possui versões para tablet e smartphone – permite que os profissionais que o utilizam recebam, em tempo real, informações sobre novas marcações e alterações em suas agendas. Dessa forma, os médicos passam a ter os custos com telefonia reduzidos; um serviço de agendamento sempre ativo; o gerenciamento de todas as suas agendas em um mesmo lugar; e um significativa redução do absenteísmo nos consultórios. Já os pacientes contam com a facilidade de realizar marcações de qualquer lugar e a qualquer hora do dia e da noite. Caso a pessoa necessite de um atendimento de urgência, também é possível encontrar horários para os próximos dias, horas ou, até mesmo, para os próximos minutos. Sobre a Suporte Informática: Há 28 anos no mercado, a Suporte Informática trabalha com o desenvolvimento de soluções de TI, consultoria e fábrica de software, além de diversos tipos de serviço, consultoria e desenvolvimento de sistemas. Foi pioneira ao firmar acordo com mais de 60 Unimed’s em todo o Brasil para agendamento on-line de consultas. A empresa tem experiência também em soluções de auto atendimento e no desenvolvimento de sistemas para os setores financeiro e bancário.