quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Hotelaria Hospitalar e o Tempo



Se me perguntarem quanto tempo gasta para implantar os conceitos de hotelaria hospitalar em uma instituição de saúde, darei a seguinte resposta:  - Depende

Não tem uma resposta certa como o prazo de um antibiótico para tratamento de infecção. Depende do caminhar de cada organização, das suas metas globais, das metas setoriais, do planejamento estratégico, do tipo de serviço se é misto ou com um único fim.

A implantação de um novo conceito de hotelaria hospitalar envolve planejamento. O primeiro passo é a revisão de todos os fluxos da estrutura física do hospital, dos processos e das interfaces entre todos os serviços existentes para que seja feito um diagnóstico. É necessário que todos os serviços básicos da hotelaria hospitalar – governança, segurança patrimonial, estacionamento, ambientação, nutrição e dietética, tenham a sua gestão focada no cliente e na qualidade da assistência prestada.

Se você for apressado (a) por resultados rápidos, comece a trabalhar com o seu perfil; pois temos 03 (três) tempos: - Resultado em curto prazo, em médio prazo e em longo prazo. E não podemos esquecer-nos da manutenção e das ações de melhoria contínua para que seja sólida e permanente.

O com a criatividade e o padrão de qualidade de serviço a ser oferecida, a hotelaria hospitalar pode proporcionar ao cliente aquilo que ele nem espera, como por exemplo, uma dieta que faça lembrar-se da comida de casa, loja de conveniência, serviço de moto boy, literatura, revistas etc. agregando dessa maneira, um diferencial competitivo ao hospital.

Não é suficiente apenas fazer mudanças na estrutura organizacional do hospital, alterando os processos ou criando novos serviços para se implantar o conceito de hotelaria hospitalar. É necessário que haja uma mudança organizacional. Mexer na cultura da organização nem sempre é fácil, mas quando bem explicada os porquês a equipe dará uma excelente resposta; porque a mudança não será vista como ameaça e sim como oportunidade de crescimento para todos.

Devemos fazer um forte trabalho de disseminação com apoio da comunicação/MKT e do Desenvolvimento Humano e Organizacional para capacitações, treinamentos e divulgações.

Os resultados aparecerão, alguns lentamente; mas sempre mostrando que o tempo é o mestre da edificação segura.


Mylaidy Spíndola Santiago de Paula – Gerente de Hotelaria Hospitalar

Um comentário:

  1. Prezados,

    Concordo plenamente com a explanação citada acima, principalmente no que se refere ao estudo e planejamento. Acredito que deve ser dada prioridade á reestruturação dos serviços considerados a base da área de Hotelaria, onde podemos citar a higiene e conservação, rouparia e lavanderia, PGRSS, camareira/auxiliar de governança, e todos os setores de atendimento ao cliente...
    A partir do momento em que os serviços considerados a "BASE" caminharem de acordo com o esperado, este será o momento de agregar ao organograma da hotelaria os demais setores de apoio (serviços complementares).
    Vale a pena ressaltar, que gestor de Hotelaria deve diariamente exercitar o equilíbrio interior e exterior, pois nossa função exige 24h de muito equilíbrio, o que nos dará ponderação, e inteligência para lidar com toda essa nova proposta dos serviços de qualidade.

    No mais, SUCESSO e um grande abraço á todos.

    Jaciane Santos
    JS Consultoria em Hotelaria Hospitalar

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