Neste ano participei de uma palestra ministrada por Marcelo Boeger, onde citou que os “profissionais da Hotelaria deveriam ganhar Oscar de ator coadjuvante todo o ano, por sua atuação.”
Trouxe esta reflexão à memória e compartilho com meus amigos da área de saúde ; chego à conclusão claramente o quanto esta abordagem dita por Boeger é verdadeira.
Somos nós que cuidamos de toda estrutura, processo de entrada e saída, limpeza, segurança, alimentação, enxoval etc. Fazemos tudo por detrás das cortinas:
- Entregamos a comida na temperatura adequada e até mesmo ousamos em transformar a dieta, implantando em gastronomia hospitalar, onde a arte da gastronomia entra no hospital respeitando todas as regras,acrescentando o requinte, paladar e apresentação do prato.
- Buscamos inovar o serviço de quarto proporcionando maior conforto aos nossos pacientes e acompanhantes, já que a diária deles a grande maioria das vezes não é por vontade própria.
- Conseguimos desmistificar o trauma dos nossos pais e tantos outros, quanto à marca registrada dos hospitais : “o cheiro de hospital”; hoje usamos produtos de higiene que garantem a eficácia da ação da higienização agregado com um bom odor, transmitindo aos nossos clientes sensações agradáveis.
- Preocupamos com a cor da parede, tipo de cama, tecido do lençol, aspereza da toalha de banho e toda ambientação para promover bem estar e conforto.
- Buscamos sem cessar por um atendimento humanizado, olhar diferenciado, atendimento personalizado e nunca pode faltar sorriso hospitaleiro.
- Ficamos 24 horas ligados para que tudo ocorra bem.
Nas artes cênicas, um ator ou atriz coadjuvante é uma categoria de ator em uma peça teatral, filme ou qualquer outra manifestação de artes cênicas que coadjuva, dá suporte, contracena com os atores responsáveis por desenvolver a trama principal da obra e, com sua interferência, auxiliam os mesmos a transmitir suas mensagens e idéias; ator (atriz) que interpreta papel secundário.
Nós profissionais da hotelaria hospitalar, fazemos este papel tão importante apoiamos a assistência e cuidamos de tudo que ninguém vê, mas se um dia falhar fará uma falta tremenda e impactará em vários processos.
Isso nos faz pensar o quanto é importante o nosso papel como gestores e de todos profissionais atuantes na operação e funcionamento de uma grande máquina movida por pessoas para pessoas: O Hospital.
Não espere receber o Oscar de papel principal ou que os holofotes estarão voltados para sua área, mas saiba o quanto o seu papel é fundamental e sem ele o filme não acontece.
O nosso óscar recebemos diariamente!!
Pense nisso! Continue firme em busca da implantação efetiva da Hotelaria Hospitalar.
Mylaidy Spíndola Santiago - Gerente de Hotelaria Hospitalar
Mylaidy,
ResponderExcluirFico encantada de ter vc para nos representar. Parabéns pelo artigo!
Desde 1992 quando iniciei HH na rede SARAH de hospitais, me chamavam de Designer Hospitalar e atualmente vejo que evolui muito, pois somos e sempre seremos coadjuvantes hospitalares, quando aceitarmos isto como glória, glória será. Só depende de nós. É por isso que acertei.Qualquer cenário, não acontece sem nós.
Abraços,
Wanda Brasil
Mylaidy, Parabéns pelo artigo e pela dedicação
ResponderExcluirParabéns. Vou levar para o Grupo para que possamos avaliar, nesta ótica, qual o papel desempenhado pela Comunicação e como ela pode ajudar a hotelaria.
ResponderExcluirGrande abraço,
Dani
Mylaidy, parabéns pelo artigo. Ele nos traz uma reflexão muito importante sobre o quanto os processos de uma instituição estão interligados, e dependem de todos os envolvidos.
ResponderExcluirTemos o hábito de subjulgar outras áreas sempre pensando que este ou aquele setor é mais ou menos importante, na verdade estamos todos juntos para um único fim. Atender bem os nossos públicos e com isso agregar valor a nossa marca.
Elisangela Pereira - Profissional de Comunicação