Um dos grandes desafios que os hospitais têm enfrentado nos
dias atuais é a falta de leitos ou a má administração na gestão dos mesmos.
Infelizmente temos escutado com freqüência, algumas frases
em várias organizações, que valem a pena refletirmos sobre o nosso papel e como
podemos melhorar este cenário:
- “Nossa o hospital está lotado, não temos leitos.”
– “Se não tiver alta no andar, não tem como
liberar leitos para o CTI .”
– “Cirurgia já terminou, paciente
está na sala de recuperação e não tem leito.”
E por aí
vai...
Costumo dizer que
hospital é uma máquina que para funcionar depende de pessoas, pessoas alinhadas
e capacitadas para operar esta grande máquina. Caso contrário ela para ou
ficará com problemas em suas peças e não vai operar com 100% da eficácia.
Nosso papel como gestor de hotelaria onde gerenciamos a
grande maioria das áreas (Internação,
Higienização, Portaria , Segurança,Lavanderia, Rouparia, SND – Serviço de
Nutrição e Dietética,Central de agendamento de cirurgia e consultas, dentre
outras) é garantir que todas as interfaces funcionem bem e proporcionar aos
nossos clientes conforto, segurança e Bem estar.
No Congresso Brasileiro de Hotelaria Hospitalar 2012 tive a
oportunidade de escutar a palestra: A
responsabilidade da Hotelaria na Gestão do Leito Hospitalar por Marcelo Boeger, ele como sempre
soube pontuar muito bem nosso papel nesta gestão. Fez uma comparação fantástica
entre a gestão de um aeroporto com a gestão dos leitos hospitalares, dando
ênfase ao tempo que se gasta para realizar as coisas:
Podemos começar com a Torre de Controle: As torres de controle dedicam-se a orientar os
aviões principalmente nas fases de manobra, decolagem, pouso e sobre vôo do
aeroporto. Sua maior função é evitar colisões entre aeronaves, veículos e
obstáculos movimentam-se em solo.
Torre de Controle nos
hospitais: A Torre de Controle é responsável pela
comunicação para as áreas,é ela que decide quantas cirurgias podem ser
agendadas, decide junto com a equipe de assistência qual a prioridade de
internação do Pronto Atendimento;informa para todos envolvidos as prioridades
do dia.
Uma gestão de leitos é essencial para vida
financeira de um hospital, um leito não pode ficar parado porque não foi
retirado os equipamentos do quarto, por isso a colaboradora da limpeza não
realizou a desinfecção, ou a lâmpada esta queimada e tem X horas que a
manutenção foi acionada e ainda não trocou, ou porque a roupa da lavanderia
ainda não chegou etc. São poucos exemplos, visto na gama de fatores que impedem
a eficiência no giro dos leitos.Todos somos responsáveis por esta gestão, mas
para acontecê-la bem é necessário boa comunicação e integração entre as áreas.
Deixo para vocês esta reflexão e lembro que são dos
desafios que surgem as melhores oportunidades de boas práticas! Mylaidy Spíndola – Coordenadora do Grupo Mineiro de Hotelaria Hospitalar.
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