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Atualmente, 48 milhões de brasileiros possuem planos de saúde. Mas, de acordo com o ranking anual do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o setor de saúde foi líder em registro de queixas em 2012 e essas companhias ocupam as primeiras posições do relatório de atendimento há 12 anos.Entre as principais reclamações está o descumprimento da Resolução Normativa 259 da ANS, que estabelece previsão de prazos máximos para a realização de procedimentos médicos. Por isso, o governo federal lançou uma campanha para que os pacientes denunciem as operadoras que não proporcionarem marcação de exames em até 3 dias, consultas em 7 e cirurgias em 21 dias. Para solucionar o problema, operadoras de plano de saúde estão investindo, entre outros, em tecnologia da informação. A Unimed-BH, por exemplo, adotou um software de agendamento on-line, desenvolvido pela empresa mineira Suporte Informática. Desde 2010, quando o programa foi implantado, a avaliação dos clientes dessa operadora, sobre o atendimento da empresa, mudou. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 92% deles aprovam o sistema e o recomendam. “Só no primeiro ano de utilização, tivemos mais de 165 mil clientes cadastrados no programa e mais de 360 mil consultas marcadas pela internet. Neste ano, bateremos a marca de mais de 1 milhão de agendamentos pela internet. O sistema gerou também uma economia de cerca de R$1milhão em call center”, comemora o diretor da Unimed-BH, Luiz Otávio Fernandes de Andrade. Esses resultados fizeram com que outras 69 cooperativas médicas em todo país também implantassem o atendimento on-line.
De acordo com Reginaldo Perón, diretor da Suporte Informática, o site – que possui versões para tablet e smartphone – permite que os profissionais que o utilizam recebam, em tempo real, informações sobre novas marcações e alterações em suas agendas. Dessa forma, os médicos passam a ter os custos com telefonia reduzidos; um serviço de agendamento sempre ativo; o gerenciamento de todas as suas agendas em um mesmo lugar; e um significativa redução do absenteísmo nos consultórios. Já os pacientes contam com a facilidade de realizar marcações de qualquer lugar e a qualquer hora do dia e da noite. Caso a pessoa necessite de um atendimento de urgência, também é possível encontrar horários para os próximos dias, horas ou, até mesmo, para os próximos minutos. Sobre a Suporte Informática: Há 28 anos no mercado, a Suporte Informática trabalha com o desenvolvimento de soluções de TI, consultoria e fábrica de software, além de diversos tipos de serviço, consultoria e desenvolvimento de sistemas. Foi pioneira ao firmar acordo com mais de 60 Unimed’s em todo o Brasil para agendamento on-line de consultas. A empresa tem experiência também em soluções de auto atendimento e no desenvolvimento de sistemas para os setores financeiro e bancário.
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