Se me
perguntarem quanto tempo gasta para implantar os conceitos de hotelaria
hospitalar em uma instituição de saúde, darei a seguinte resposta: - Depende
Não tem uma
resposta certa como o prazo de um antibiótico para tratamento de infecção.
Depende do caminhar de cada organização, das suas metas globais, das metas
setoriais, do planejamento estratégico, do tipo de serviço se é misto ou com um
único fim.
A implantação de um novo conceito de hotelaria hospitalar
envolve planejamento. O primeiro passo é a revisão de todos os fluxos da
estrutura física do hospital, dos processos e das interfaces entre todos os
serviços existentes para que seja feito um diagnóstico. É necessário que todos
os serviços básicos da hotelaria hospitalar – governança, segurança
patrimonial, estacionamento, ambientação, nutrição e dietética, tenham a sua
gestão focada no cliente e na qualidade da assistência prestada.
Se você for apressado (a) por resultados rápidos, comece a
trabalhar com o seu perfil; pois temos 03 (três) tempos: - Resultado em curto
prazo, em médio prazo e em longo prazo. E não podemos esquecer-nos da
manutenção e das ações de melhoria contínua para que seja sólida e permanente.
O com a criatividade e o padrão de qualidade de serviço a ser
oferecida, a hotelaria hospitalar pode proporcionar ao cliente aquilo que ele
nem espera, como por exemplo, uma dieta que faça lembrar-se da comida de casa,
loja de conveniência, serviço de moto boy, literatura, revistas etc. agregando
dessa maneira, um diferencial competitivo ao hospital.
Não é suficiente apenas fazer mudanças na
estrutura organizacional do hospital, alterando os processos ou criando novos
serviços para se implantar o conceito de hotelaria hospitalar. É necessário que
haja uma mudança organizacional. Mexer na cultura da organização nem sempre é
fácil, mas quando bem explicada os porquês a equipe dará uma excelente
resposta; porque a mudança não será vista como ameaça e sim como oportunidade
de crescimento para todos.
Devemos fazer um forte trabalho de disseminação
com apoio da comunicação/MKT e do Desenvolvimento Humano e Organizacional para capacitações,
treinamentos e divulgações.
Os resultados aparecerão, alguns lentamente; mas sempre mostrando
que o tempo é o mestre da edificação segura.
Mylaidy Spíndola Santiago de Paula – Gerente de
Hotelaria Hospitalar
Prezados,
ResponderExcluirConcordo plenamente com a explanação citada acima, principalmente no que se refere ao estudo e planejamento. Acredito que deve ser dada prioridade á reestruturação dos serviços considerados a base da área de Hotelaria, onde podemos citar a higiene e conservação, rouparia e lavanderia, PGRSS, camareira/auxiliar de governança, e todos os setores de atendimento ao cliente...
A partir do momento em que os serviços considerados a "BASE" caminharem de acordo com o esperado, este será o momento de agregar ao organograma da hotelaria os demais setores de apoio (serviços complementares).
Vale a pena ressaltar, que gestor de Hotelaria deve diariamente exercitar o equilíbrio interior e exterior, pois nossa função exige 24h de muito equilíbrio, o que nos dará ponderação, e inteligência para lidar com toda essa nova proposta dos serviços de qualidade.
No mais, SUCESSO e um grande abraço á todos.
Jaciane Santos
JS Consultoria em Hotelaria Hospitalar