Aconteceu no dia 27/01, o encontro de janeiro do Grupo Comunicação e Saúde.
A programação deu inicio com a apresentação do filme SICKO de Michael Moore; foi abordado o sistema de saúde americano, principalmente a relação dos usuários com os planos de saúde.
O filme apresenta a realidade não só do sistema americano, mas de outros países como Cuba, Canadá, Inglaterra e França que oferecem uma assistência gratuita e adequada, colocando em xeque as questões relativas à gratuidade e à universalidade.
No segundo momento Dr. Cesar Vieira, consultor técnico do IBEDESS, proferiu a palestra: Desafios do sistema de saúde brasileiro.
A palestra foi embasada no estudo desenvolvido pelo Instituto, abordando o nosso sistema de saúde: público e privado ,sua gestão e sustentabilidade.
Ressaltou três fatores de grande relevância no panorâma atual da saúde:
Ressaltou três fatores de grande relevância no panorâma atual da saúde:
1 - O aumento da expectativa de vida dos brasileiros resulta no crescimento da população de idosos.
2 - A crescente prevalência de doenças crônicas, cuja atenção é mais complexa e mais cara.
3 - A incorporação de novas tecnologias e o consumo de medicamentos e outros insumos pressionam intensamente os custos da assistência à saúde.
Este evento nos proporcionou uma excelente reflexão diante deste cenário que convivemos e o que cada área pode ou poderá contribuir para sua sustentabilidade.
Saímos de lá com a "missão" de avaliar nosso papel como profissionais da hotelaria hospitalar e da comunicação na área da saúde contribuindo com idéias e atitudes no nosso dia a dia de maneira preventiva.
O Grupo Mineiro de Hotelaria Hospitalar agradece o convite e parceria dos colegas da área de Comunicação.
Mylaidy Spindola – Gerente de Hotelaria Hospitalar
Coordenadora do Grupo Mineiro de Hotelaria Hospitalar
Nenhum comentário:
Postar um comentário